domingo, 20 de fevereiro de 2011


Igreja: Uma unidade orgânica


A bíblia nos ensina sobre o aspecto orgânico da igreja em 1Coríntios 12:12ss. Tendo como base o funcionamento dos membros e órgãos do corpo humano, Paulo ensina o objetivo de Deus para a igreja, que era: todos os cristãos trabalhando, tendo cada um sua função e responsabilidade a cumprir. Enfaticamente, ele afirma que não somos membros de qualquer corpo, mas do Corpo de Cristo (v. 27; Ef 4:12,15-16).
E no Corpo de Cristo, não há membro mais importante que outro; ninguém é dispensável, nem aqueles que são considerados mais fracos ou até mesmo desprezíveis (v. 14-22). Essa linha de pensamento divino segue em Romanos 12:5, Paulo raciocina da mesma forma: as capacidades são diferentes, mas todas são importantes, porque têm origem em Cristo. A diversidade produz inestimável riqueza, agregando valores ao Corpo.
A Igreja deve enxergar isso com urgência. Onde o ensino bíblico não é enfatizado, perde-se a visão de Corpo de Cristo, os cultos são transformados em shows, megaigrejas são valorizadas (nestas, é praticamente impossível o crescimento espiritual de todos os membros, e em algumas delas existem motivações não centradas no reino de Deus, falta espaço para todos trabalharem) e apenas há valorização no carisma do líder.
Contra essas tendências que seguem uma lógica mais mundana e secularizada que bíblica e espiritual, é preciso entender e viver a Igreja como organismo vivo, cujo cabeça é o Senhor Jesus, e não como organização mercantilista.
Como Corpo de Cristo, harmoniosamente viveremos, em obediência a Cristo, e estaremos equipados para o serviço coletivo do reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário